Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino: Celebrando e Impulsionando o Talento Feminino nos Negócios

mulheres em reuniao#ParaTodosVerem: Uma sala de reunião clara, com uma mesa de madeira e seis mulheres em pé ao redor da mesa examinando documentos.

No intuito de celebrar e apoiar a presença das mulheres no universo empreendedor, o projeto de lei 35/2024, proposto pelo vereador Paulo Pereira Filho, estabelece a implantação da "Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino". Esta semana será comemorada anualmente na semana do dia 19 de novembro, data significativa que marca o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A proposta foi aprovada durante a sessão ordinária de segunda-feira (06 de maio).

O objetivo principal dessa iniciativa é proporcionar reflexões sobre a atuação das mulheres empreendedoras e valorizar o trabalho por elas desenvolvido. Para alcançar essa meta, estão previstas diversas ações, tais como palestras, cursos rápidos e oficinas de empreendedorismo.

A escolha do dia 19 de novembro como marco para essa semana especial não é aleatória. Trata-se de uma data emblemática que celebra e apoia a entrada das mulheres no mundo dos negócios, incentivando-as a participar ativamente do cenário empreendedor.

Dados nacionais destacam a relevância do empreendedorismo feminino para a economia do país. Com mais de 3 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados, aproximadamente 1,35 milhão são mulheres. Esse número evidencia o papel crucial das mulheres empreendedoras para o crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil.

De acordo com estudos realizados pelo Serasa Experian, mulheres comandam 43% de todos os negócios no país, e 73% delas são sócias de pequenas ou médias empresas. Além disso, dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) e do Sebrae revelam que mulheres empreendedoras são, em média, 16% mais escolarizadas que empreendedores homens.

Além disso, estudos mostram que as mulheres empreendem principalmente motivadas pela necessidade de ter outra fonte de renda ou adquirir independência financeira.

Portanto, é crucial valorizar e estimular ainda mais a participação das mulheres na criação de novos negócios. A criação da "Semana Municipal de Empreendedorismo Feminino" se apresenta como uma oportunidade para promover palestras, cursos e oficinas, proporcionando conhecimento e inspiração para mulheres empreendedoras, além de incentivar outras mulheres a ingressarem no mundo dos negócios.