Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Lei de Representação da Diversidade étnico-racial nas propagandas oficiais de Hortolândia é aprovada

Igualdade Racial#ParaTodosVerem: Foto com fundo preto, com união de várias mãos de pessoas de várias tonalidades de pele.

Hortolândia dá um passo significativo em direção à representatividade e inclusão com a aprovação do Projeto de Lei 184/2024, proposto pelo vereador Eduardo Lippaus. A nova legislação estabelece que as propagandas oficiais do município devem refletir a diversidade étnico-racial da população, promovendo assim a inclusão social e combatendo estereótipos.

A partir de agora, imagens, campanhas e materiais de divulgação criados pela Prefeitura sobre ações e melhorias do município deverão incluir de maneira equitativa, diferentes grupos étnicos, sociais e culturais presentes na comunidade. Esta medida visa garantir que a comunicação oficial seja um reflexo fiel da diversidade que caracteriza o município.

A fiscalização e implementação desta lei ficarão sob responsabilidade da Prefeitura de Hortolândia em conjunto com os órgãos competentes, assegurando que sua aplicação seja efetiva e constante. Essa iniciativa reforça a importância da comunicação como instrumento de transparência e aproximação entre os agentes públicos e a população.

É fundamental reconhecer que, apesar de o Brasil ser um país marcado por sua grande diversidade racial, as propagandas muitas vezes falharam em representar essa realidade, privilegiando predominantemente figuras brancas. Esse desequilíbrio é agora combatido com a nova legislação, que busca garantir que todos os segmentos da sociedade estejam adequadamente representados nas peças publicitárias oficiais.

O vereador Eduardo Lippaus destaca que a mudança nos padrões de representação é crucial para que todos se sintam inclusos e representados. “Como parlamentar, tenho observado que algumas peças publicitárias no geral não estão apresentando a diversidade social e racial necessária. Precisamos da representação da diversidade étnico-racial, através dos anúncios com pessoas reais que representam o nosso povo de todas as formas, gênero e raça, sem discriminação e preconceito”, ressalta.

Essa legislação não apenas reflete os valores de igualdade e justiça, mas também promove um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os cidadãos de Hortolândia, especialmente as crianças, que agora poderão se identificar e se ver representadas nas propagandas oficiais do município.

A aprovação desta lei é um marco importante na história de Hortolândia, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção da diversidade, da igualdade e da inclusão em todas as esferas da vida pública.