Página Inicial > Base Legal > Destaque > Reunião discute ações para dar qualidade aos idosos

Reunião discute ações para dar qualidade aos idosos

Estruturar atendimento na cidade com conselhos e Prefeitura foi o principal debate em encontro na Câmara

Entidades, Câmara e Prefeitura, além de sociedade civil, se reuniram nesta quarta-feira (18 de agosto) para discutir políticas públicas para sanar principais problemas envolvendo os idosos da cidade de Hortolândia. O encontro aconteceu no plenário da Câmara e foi conduzido pelo presidente do Legislativo, o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL) e contou com a presença do Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo.

A ideia da reunião era discutir os principais problemas enfrentados pelo Conselho Municipal do Idoso, Departamento de Direitos Humanos e Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, para elencar ideias e buscar melhorias no trabalho oferecendo qualidade de vida à população idosa.

O presidente do Conselho do Idoso, José Piveta Benedito, falou sobre as dificuldades enfrentadas por essa população, como maus tratos, abandono, e que é preciso uma ação conjunta para oferecer cuidado aos idosos e orientação às famílias. “99% do que o Conselho trabalha é com denúncias de violências e violação dos direitos do idoso. Buscamos a regularização esse ano do Conselho para podermos receber rateio do Imposto de Renda, pois o Fundo do Idoso não tem dinheiro, nossa dificuldade é muito grande, encontramos pessoas acamadas e não tem o que fazer, pois não temos recurso, tentamos buscar fora da cidade mas é difícil, precisamos pensar em meios de arrecadação”, comentou Piveta.

Representando a Associação Lar dos Velhinhos de Hortolândia, Erika Araújo, falou sobre as dificuldades de atender essa população, e da falta de infraestrutura para atendê-los.. “Temos poucas vagas e quando os casos chegam pra nós, encaminhados pela Prefeitura, já chegam muito debilitados e extremamente doentes e não conseguimos suprir suas necessidades, precisamos pensar e tornar os idosos visíveis, precisamos acolhê-los antes de chegarem a ser muito prejudicados”, explicou.

Fortalecer os vínculos familiares através de ações e também identificar precocemente casos de idosos vulneráveis foram os principais tópicos abordados, e os mais urgentes. Para isso é preciso olhar para o sistema todo que atende a essa população e ver o que precisa ser feito, principalmente com campanhas de conscientização da sociedade sobre a importância de cuidar dos idosos. “A Secretaria de Inclusão trabalha ativamente para dar suporte às famílias no resgate aos vínculos e para não haver violação de direitos, e isso é um trabalho de acompanhamento de médio a longo prazo. Não é um trabalho rápido, os profissionais da rede empenham todos seus esforços, e isso não é só um trabalho da Inclusão, é um trabalho de várias áreas: Saúde, Direitos Humanos, Conselho do Idoso”, explicou a diretora da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

O objetivo é que a próxima reunião traga, além das autoridades presentes, mais envolvidos no processo, como Saúde, Cultura, Esporte, para criar um projeto integrado de ação. “Precisamos de todos os agentes juntos, para cada um entender sua responsabilidade e coordenar de maneira eficaz o atendimento dessa população. Fiscalizar as clínicas da cidade, pois atualmente de 18, apenas 8 estão regularizadas e ver se o tratamento oferecido é de qualidade e trabalhar na identificação dos idosos com nossos agentes de saúde, em uma ação de casa em casa, buscando detectar precocemente casos que possam vir a se agravar e se tornarem violações de direitos”, falou o presidente Paulão.

Também participaram da reunião o vereador Régis da Serralheria (PSB), a coordenadora do CREAS, Karina Conrado; o diretor do Departamento de Direitos Humanos, Fabiano Cavalcante; a assessora técnica do Departamento de Direitos Humanos Tereza Godinho; o presidente do Conselho de Assistência Social, Jesus José Ribeiro da Costa e o proprietário do Lar Feliz II, Helton Felipe Sobrinho.

registrado em:
Assunto(s):