Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Região do UNASP precisa de melhorias para evitar problemas no trânsito

Região do UNASP precisa de melhorias para evitar problemas no trânsito

Foto aerea UNASP#ParaTodosVerem: Foto área do Google Maps mostrando a região da rua de entrada do Unasp.

Uma Moção de Apelo à Prefeitura para a instalação de semáforos, radares fotográficos e tachões refletivos (tartarugas) em frente ao UNASP Hortolândia, foi aprovada durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15 de abril) na Câmara Municipal de Hortolândia. De autoria do vereador Derli Bueno, ela foi elaborada em resposta aos constantes acidentes que têm ocorrido na Rua Pastor Hugo Gegembauer, altura do número 265, no Parque Ortolândia.

Os pedidos foram feitos por moradores, alunos, professores e motoristas, considerando o intenso fluxo de veículos na área, especialmente durante os horários de pico, devido às atividades do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e da Igreja Adventista. A dinâmica do local inclui não apenas o tráfego de veículos, mas também o deslocamento de pedestres e ciclistas, resultando em um ambiente propenso a acidentes.

Semanalmente, são registrados acidentes envolvendo pedestres e veículos, destacando dois pontos críticos: a entrada principal do UNASP e o cruzamento das Ruas Pastor Hugo Gegembauer e Pastor Germano Ritter. A falta de semáforos com radares fotográficos nesses pontos contribui para a ocorrência de acidentes graves, apesar da existência de sinalização vertical e horizontal e lombadas rasas.

“Há um constante desrespeito por parte dos motoristas em relação aos limites de velocidade e demais normas de trânsito ali naquela região. Com isso, vemos que há uma necessidade urgente de remodelação no local para garantir a segurança das crianças, adolescentes e da população em geral que transita pela área”, comentou o autor.

A competência para organizar o trânsito local é atribuída ao Município, conforme a Constituição Federal, portanto, a instalação de semáforos, radares fotográficos e tachões refletivos é uma medida essencial para promover a segurança viária e garantir o bem-estar dos munícipes, pedestres e motoristas.

“A realização desses serviços não apenas atenderá às demandas da comunidade, mas também demonstrará o compromisso da administração municipal com a segurança e o desenvolvimento da cidade. Portanto, é urgente que sejam tomadas as providências necessárias para implementar essas medidas de segurança na área mencionada”, finalizou Derli.