Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Hortolândia institui a Semana de Prevenção e Conscientização sobre a Sífilis e Sífilis Congênita

mulher gravida#ParaTodosVerem: foto com fundo escuro e uma barriga de grávida de lado, com a mãe segurando a barriga em cima e embaixo.

No dia 6 de maio, em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 11/2024, de autoria da vereadora Márcia Campos, foi aprovado pela Câmara de Hortolândia. O projeto, que dispõe sobre a Semana de Prevenção e Conscientização sobre a Sífilis e Sífilis Congênita, visa estabelecer uma iniciativa anual para educar e alertar a população sobre esta infecção sexualmente transmissível (IST).

De acordo com o projeto, a Semana será comemorada anualmente na terceira semana do mês de outubro, junto ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita. O objetivo principal é sensibilizar e prevenir a população sobre a importância dos diagnósticos precoces e do tratamento adequado dentro do município.

Sífilis: Uma Infecção que Requer Conscientização e Prevenção
A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema Pallidum, sendo uma doença exclusiva do ser humano e curável se tratada adequadamente. Ela pode manifestar-se em diversos estágios, desde a sífilis primária até a terciária, sendo os estágios primário e secundário os mais propensos à transmissão.

Os principais sintomas da sífilis incluem lesões cutâneas, feridas genitais, ínguas, febre, mal-estar, entre outros. É importante ressaltar que a sífilis pode ser transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada, bem como da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis não só representa um risco para a saúde do adulto infectado, mas também pode resultar em sérias complicações para o bebê, incluindo a sífilis congênita. Portanto, o acompanhamento pré-natal de qualidade é fundamental para controlar e prevenir essa condição.

Educação e Prevenção são Fundamentais
O Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis, por isso a importância de serem tomadas medidas preventivas e educativas. O uso correto e regular de preservativos é a principal forma de prevenir a sífilis, dado que se trata de uma IST. A implementação da Semana de Prevenção e Conscientização sobre a Sífilis e Sífilis Congênita em Hortolândia é um passo crucial para aumentar a conscientização e combater a propagação dessa infecção preocupante.

Durante esta semana especial, serão realizados treinamentos e palestras destinados à capacitação dos profissionais de saúde, com foco na ênfase da importância do diagnóstico e tratamento adequado da sífilis, tanto na gestante durante o pré-natal, quanto na população em geral, visto que se trata de uma doença sexualmente transmissível.