Câmara Municipal de

Hortolândia

20250610 violênciaHortolândia terá Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e à Violência de Gênero em memória de Micaelly Lara

Diante dos alarmantes casos de violência contra mulheres no Brasil, Hortolândia dá um importante passo na luta por uma sociedade mais segura e igualitária. A cidade acaba de instituir a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e Enfrentamento à Violência de Gênero, com ações previstas todos os anos na semana do dia 15 de maio — data que marca a memória de Micaelly Lara, jovem de 19 anos, brutalmente assassinada por não aceitar manter um relacionamento.

A proposta, de autoria do vereador Derli Bueno (PCdoB), visa promover campanhas educativas, palestras, debates, eventos culturais e outras atividades que levem informação à população e fortaleçam a rede de proteção às mulheres. A ideia é conscientizar, engajar e inspirar mudanças, combatendo as raízes da violência de gênero com educação e diálogo.

O Projeto de Lei nº 68/2025 foi aprovado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia no dia 10 de junho. Para Derli Bueno, o projeto é mais do que uma lei simbólica. “Transformar a dor da perda de Micaelly em um movimento de ação e conscientização é uma forma de lutar para que nenhuma outra jovem tenha sua vida interrompida dessa forma cruel”, afirmou o vereador.

Além da homenagem, a proposta fortalece o compromisso do município com a proteção à vida das mulheres, incentivando a criação de políticas públicas permanentes e ações conjuntas entre o poder público, organizações da sociedade civil e a comunidade.

Com a criação da Semana, Hortolândia reafirma sua responsabilidade com a promoção dos direitos humanos e com a construção de uma cidade onde todas as mulheres possam viver com liberdade, dignidade e segurança. Para entrar em vigor, o Projeto ainda precisa ser sancionado pelo Prefeito Zezé Gomes.

ODS 5

 

A iniciativa está alinhada com a ODS 05 da ONU – Igualdade de Gênero, garantindo a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.